terça-feira, 27 de abril de 2010

Crítica

Não se assustem a lerem o título do blog. Não vou fazer aqui crítica a um obejto específico. Melhor, vou fazer uma crítica à própria crítica.

Por que existe crítica? Por que tudo deve ser criticado? Criticar é um ato intelectual, filosófico?
A crítica é um processo inato ao ser humano e está mais presente do que se possa imaginar.

Primeiramente, é importante esclarecer que tudo e todos estão sujeitos aos mais variados tipos de crítica. Seja ela positiva ou negativa. E que a crítica é sim, seja de qual tipo for, um meio de análise e reflexão pessoal. Sendo por parte do crítico ou do criticado.

Mas o que venho focar aqui é o que move a crítica.

Será que todos os críticos conhecem bem o objeto a ser criticado?
Ou criticam eles somente com bases em opiniões e princípios alheios que nada tem a ver com sua formação ideológica?

Portanto é certo afirmar que a crítica deve partir de um pré-conhecimento a cerca do objeto criticado. Não posso criticar toda e qualquer atitude política, religiosa, social, efim, sem ter por base esse pré-conhecimento, que me dará firmeza na crítica.

Você já parou pra pensar quantas pessoas criticam algo com base apenas em fatos apresentados/manipulados pela mídia?
Por que muitos se opõem ou se colocam a favor de um tema polêmico simplesmente porque alguém conseguiu convencê-lo- e muitas vezes, sem qualquer esforço?

Criticar é colocar em prática opiniões formadas, baseadas em fundamentos sólidos, e não apenas se deixar convencer de forma fácil, repetindo o que já foi dito.

3 comentários:

  1. Oi Jéssy, vim agradecer sua visitinha.
    Veja bem, aquele pulverizador é difícil de achar mesmo mas vc pode perfeitamente aplicar o pó diluido no alcool de cereais em qualquer borrifador à venda nas lojas de 1,99! Vale investir e comprar um para cada cor e ficará igualzinho...
    Beijos e volte sempre Dolly

    ResponderExcluir
  2. Oi Jéssy bom dia
    Fiquei feliz que deu certo a dica.quanto a anilina metálica acredito (nunca usei) que a quantidade de alcool deve ser mínima e ir movimentando o aplicador a cada borrifada pois a tendência é que o pó por ser mais pesado, fique acumulado no fundo!
    Mande umas fotos das artes de sua mãe para eu postar no meu blog
    meu email: dollystar@gmail.com
    Bjs Dolly

    ResponderExcluir